Parlamento Português confirma diplomas que revogam alterações à IVG e legalizam a adoção e coadoção por e em casais do mesmo sexo

Maioria de esquerda e 19 deputados do PSD ultrapassaram o veto do Presidente da República confirmando os diplomas vetados. Cavaco Silva terá que promulgar os dois diplomas vetados a 25 de janeiro.Uma maioria de deputados das bancas de esquerda fez aprovar a confirmação do diploma que revoga as alterações à interrupção voluntária da gravidez (IVG) e do diploma que legaliza a adoção por casais do mesmo sexo. O Presidente da República terá agora de promulgar, no prazo de oito dias, os dois diplomas que vetou a 25 de janeiro.As votações, realizadas ontem à tarde, repetiram os resultados das anteriores, a 18 de dezembro. No caso da adoção por casais do mesmo sexo, uma maioria de 137 deputados, sobretudo da esquerda parlamentar, assim como 19 deputados do PSD e o deputado do PAN, votaram a favor do diploma; 73 parlamentares mostraram-se contra. Registaram-se oito abstenções na bancada do PSD, uma no PS e duas no CDS-PP.

Público, 11 de fevereiro de 2016

 A AMPLOS congratula-se com esta decisão para a qual contribui manifestando o seu apoio publicamente e contribuindo para o esclarecimento dos grupos parlamentares.

Anterior
Anterior

Gisberta, 10 anos depois ... por Catarina Rodrigues

Próximo
Próximo

Cavaco será obrigado a promulgar adoção por casais do mesmo sexo antes de sair