Guias e Formações para a Comunidade Escolar

Estes guias e formações pretendem ser um apoio a profissionais de educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico sobre diversidade de género na infância.

Políticas escolares que não respeitem a diversidade de expressões de género, atentando contra a liberdade individual ao fixarem visões estereotipadas de género, têm um impacto negativo em toda a comunidade escolar.

Apoio e Bibliografia

  1. Guia para Intervenientes na Ação Comunitária e na Comunidade Escolar sobre Orientação Sexual e Identidade de Género

  2. Guia para Profissionais de Educação sobre Diversidade de Expressões de Género na Infância

  3. Programas de sessões de sensibilização, informação e formação específicos para as comunidades escolares

A Família Biscoito

Este filme de animação tem como objetivo promover a identidade de género. Sensibiliza para a importância do respeito individual e reforça a mensagem que o amor é incondicional.


Guias

Estes guias pretendem ser uma ferramenta, de caráter essencialmente informativo, dirigido a intervenientes de ação comunitária e escolar sobre as temáticas da orientação sexual e identidade de género. Propõe-se sensibilizar e capacitar para a inclusão das pessoas com identidades e expressões de género não normativas, que aqui designamos por pessoas transgénero ou trans, bem como das pessoas com orientações sexuais não heterossexuais (lésbicas, gays, bissexuais ou outras), que designamos por LGB+.

Procura-se esclarecer dúvidas que podem surgir no decurso da intervenção com a população LGBT+ e/ou com as suas famílias, no sentido da sensibilização e capacitação para estas temáticas. Incluem-se indicações que podem ajudar na gestão dessas interações, para que tenham o impacto desejado.


Na base destes guias está a ideia de que o apoio das famílias e outras pessoas significativas é essencial para o bem-estar das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e trans e um importante instrumento de empoderamento para a sua vida.


Programa das sessões de sensibilização, informação e formação

A AMPLOS, através do projeto Ampliando Famílias, realiza sessões de sensibilização e informação para diferentes públicos. Estas sessões podem ter como destinatários/as: os/as técnicos/as, corpo docente e não docente, outras pessoas que trabalhem nas instituições/escolas, pais/mães e encarregados/as de educação e/ou as próprias crianças ou jovens.

O tipo de sessão e a sua duração pode variar de acordo com as necessidades. Desenvolvemos diferentes planos de trabalho, para serem mais ajustados às necessidades e especificidades de cada contexto.

Para agendar uma sessão de formação ou para obter mais informações, por favor contacte-nos: amplos.ampliandofamilias@gmail.com


Programa geral – pessoal docente e não docente

  1. Os dados sobre a realidade nas escolas e as suas consequências;

  2. Preconceito, discriminação, violência;

  3. Aulas de Cidadania e Desenvolvimento;

  4. Conceitos;

  5. Evolução legislativa em Portugal;

  6. Linguagem inclusiva de género neutro;

  7. Guias do Projeto Ampliando Famílias.


Programa específico para creche, jardim de infância e 1º ciclo – pessoal docente e não docente

  1. Preconceito, discriminação, violência;

  2. Conceitos;

  3. Evolução legislativa em Portugal;

  4. Linguagem inclusiva de género neutro;

  5. Pensar o género na infância;

  6. Guias do Projeto Ampliando Famílias.